quinta-feira, 25 de junho de 2009

Responsabilidade Ecológica

A propósito de uma Webquest sobre Questões ecológicas, os alunos realizaram um Powerpoint como resultado de um trabalho de grupo.
Gostava que comentassem.

5 comentários:

  1. Gostei muito do vosso trabalho, achei bem escolhido o tema e a maneira como foi apresentado.
    Tudo isso nos faz reflectir sobre a importância de uma actuação docente preocupada e comprometida com a s alterações climáticas
    As alterações climáticas são na verdade um grave problema, mas cada um de nós tem a capacidade de fazer a diferença, mesmo pequenas alterações no nosso comportamento diário podem prevenir o efeito de estufa sem afectar a qualidade de vida pois para continuarmos a ter qualidade de vida e conforto, de modo que a energia chegue para todos, devemos, usá-la de forma mais eficiente, ou seja, da maneira mais eficaz, mais racional e mais saudável para o ambiente. Tornarmo-nos cidadãos responsáveis reduzindo a emissão de CO2.
    Maria do Carmo Leitão EB1 Varzea de Abrunhais

    ResponderEliminar
  2. O grande problema da humanidade é mesmo o ambiente. Se não agirmos depressa, tudo desabará. Mas é com jovens como vós que algo poderá ser feito. Partindo da realidade que nos rodeia, identificando os reais problemas, o agir é mais fácil. Todos sabemos as atitudes e comportamentos que devemos tomar. Muitas vezes não queremos vê-la.
    Iniciem um programa de intervenção na vossa localidade, através da escola e autarquia, insistam e mostrem o que de bom e de inovador se faz por esse mundo fora e verão como as pessoas irão seguir os vossos conselhos. É com os jovens que se aprende o novo mundo. Façam reflectir aqueles que são egoístas e narcisistas. Tudo tem um princípio...

    ResponderEliminar
  3. Um trabalho muito bonito, com paisagens bem escolhidas. Parabéns.
    Quando leio algo sobre este tema relembro sempre a maravilhosa Carta do Chefe Indígena Seattle (1854) ao grande chefe branco (presidente dos USA), que ficou como exemplo sublime de consciência Holística e Ecológica, dizia ele: "...Ensinem às suas crianças o que ensinamos às nossas: que a terra é nossa mãe. Tudo o que acontecer à Terra, acontecerá também aos filhos da terra. Se os homens cospem no solo, estão cuspindo em si mesmos. Disto nós sabemos: a terra não pertence ao homem; o homem é que pertence à terra...Como é que se pode comprar ou vender o céu, o calor da terra? Essa idéia nos parece um pouco estranha...Eu não sei... nossos costumes são diferentes dos seus. A visão de suas cidades fere os olhos do homem vermelho. Talvez porque o homem vermelho seja um selvagem e não compreenda. Não há um lugar quieto nas cidades do homem branco. Nenhum lugar onde se possa ouvir o desabrochar de folhas na primavera ou o bater de asas de um insecto. Mas talvez seja porque eu sou um selvagem e não compreendo...".
    Tudo tão antigo e ao mesmo tempo tão actual.Os chefes brancos vão reunindo, ora no Rio de Janeiro, ora em Quioto, ora noutro lugar qualquer mas sempre a tentar adiar e retardar as medidas que há muito se impunham em defesa do planeta. Enfim!

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelo vosso trabalho.
    Realmente, as alterações climáticas são um problema grave com que nos deparamos nos dias de hoje. Seriam as pequenas mudanças dos hábitos da humanidade que fariam mudanças significativas, para vivermos num mundo melhor, com melhor qualidade de vida.
    Vamos salvar o nosso planeta!...
    Fátima Silva

    ResponderEliminar
  5. É bom que os adolescentes pensem neste assuntos. O homem vive na terra e ultimamente tem muito maltratado o ambiente.
    É necessário que haja uma consciência social destes problemas, que podem ser resolvidos com pequenos actos de cada indivíduo.

    Isabel Melo

    ResponderEliminar